Comportamento saudável que ajuda a evitar o diabetes

Postado em por - na categoria Sem categoria.

Leia mais em "Comportamento saudável que ajuda a evitar o diabetes" »

São cinco os objetivos para um comportamento saudável que ajuda a evitar o diabetes mellitus tipo 2, de acordo com o estudo divulgado no Consenso da International Diabetes Federation. São eles:
1. Manter o índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25 kg/m².
2. Ingerir menos de 30% de gordura do total de calorias ingeridas.
3. Ingerir menos que 10% de gorduras saturadas do total de calorias provenientes de gorduras ingeridas.
4. Aumentar a ingestão de fibras para uma quantidade maior do que 15g/1.000 kcal.
5. Realizar mais do que quatro horas de atividades físicas de intensidade moderada por semana.

A perda da visão em decorrência da diabetes

Postado em por - na categoria Sem categoria.

Leia mais em "A perda da visão em decorrência da diabetes" »

Doença silenciosa é como as pessoas definem a diabetes. O avanço da doença é pouco percebido pelo doente. São sintomas o aumento da urina, sede excessiva, aumento ou perda de apetite, perda de peso, massa muscular e de gordura, visão embaçada, cansaço, infecções na pele e sensação de queimação ou comichão nos pés ou mãos. A partir daí acende-se a luz vermelha para os riscos como problemas cardíacos, renais, circulatórios e perda da visão.
CEGUEIRA
Na opinião do oftalmologista Valentim Gonçalves, a maioria dos casos de perda de visão causada pela diabetes tem sua origem nos desconhecimento dos danos que a doença pode causar à visão e à falta de exames regulares para avaliar o estado de saúde. “A manutenção de bons níveis de glicose no sangue e a realização, anualmente, do exame de fundo de olho podem se constituir em obstáculo para impedir a perda de visão por doença ocular diabética”, recomenda o oftalmologista.
A recomendação é feita com base em estudos que apontam três doenças englobadas como doença ocular diabética:
• Retinopatia diabética: afeta 28,5% das pessoas com 40 anos ou mais com diabetes. Doença que em seu desenvolvimento pode provocar sangramento intenso na retina e no vítreo e ao descolamento de retina, que leva à perda da visão, se não tratada a tempo.
• Catarata: processo natural decorrente do envelhecimento, porém mais propensa ao desenvolvimento em pessoas com diabetes.
• Glaucoma: a doença danifica o nervo óptico e prejudica a visão periférica. Uma das causas da danificação é o aumento da pressão intraocular decorrente das complicações do diabetes. O glaucoma pode ser tratado com medicação ou com cirurgia, mas irá resultar em cegueira, se não for tratado.
CUIDADOS
Especializada em atendimento a diabéticos, a Farmácia Dassete coloca à disposição de sua clientela profissionais especializados para orientação sobre acompanhamento dos índices de glicemia através de glicosímetros, cuidados na aplicação de insulina, escolha de agulhas, dentre outros cuidados do dia a dia. A farmácia dispõe também do serviço de delivery para atendimento à clientela.